quarta-feira, 22 de abril de 2009

A verdade?A única verdade é que não há verdade no Maranhão



Já em 1654 o Padre Antônio Vieira tinha razão:

"O Domingo das verdades. No Maranhão a corte da mentira. O galante apólogo do diabo. O M de Maranhão. No Maranhão até o sol e os céus mentem.

A verdade?A única verdade é que não há verdade no Maranhão.

E se as letras deste abecedário se repartissem pelos estados de Portugal, que letra tocaria ao nosso Maranhão? Não há dúvida, que o M. M - Maranhão, M - murmurar, M - motejar, M - maldizer, M - malsinar, M - mexericar, e, sobretudo, M - mentir: mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos, que de todos e por todos os modos aqui se mente."

Não há verdade no Maranhão.

Não há verdade no Maranhão?

NÃO HÁ VERDADE NO MARANHÃO!

NÃO, NÃO HÁ.

Com vocês, a musiquinha que nossa governadora cantou ao chegar ao Maranhão.

"Eu cheguei em frente ao portão/Meu cachorro me sorriu latindo/Minhas malas coloquei no chão/Eu voltei!...Tudo estava igual Como era antes /Quase nada se modificou. Acho que só eu mesmo mudei

E voltei!...Eu voltei!Agora prá ficar/Porque aqui!Aqui é meu lugar/Eu voltei pr'as coisas/Que eu deixei/Eu voltei!...Fui abrindo a porta devagar. Mas deixei a luz entrar primeiro/ Todo meu passado ilumineiE entrei!...Meu retrato ainda na parede /Meio amarelado pelo tempo/Como a perguntar/Por onde andei?E eu falei!...Onde andei!Não deu para ficarPorque aqui!Aqui é meu lugar

Eu voltei!Pr'as coisas que eu deixeiEu voltei!...Sem saber depois de tanto tempoSe havia alguém a minha esperaPassos indecisos caminheiE parei!...Quando vi que dois braços abertosMe abraçaram como antigamenteTanto quis dizer e não faleiE chorei!..."

Ah, só esqueci de dizer: o cachorro?ah, o cachorro que sorriu latindo é o povo maranhense.

O retrato agora voltou pra parede e realmente: "por onde ela andou, não deu pra ficar...porque aqui, aqui[INFELIZMENTE] é o seu lugar."

Um comentário:

  1. Dando ouvidos às dicas hein?!
    A-D-O-R-O e acho liiiiiiiiiiiiinndo!
    Descobri que gostava do Pe Antônio Vieira depois de ler o Sermão dos Peixes, lembra quem me deu a dica?
    Esse cara entende da parada, tô te dizendo hehe
    BeijooO my darling
    Love ya!

    ResponderExcluir