quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ciranda de Pedra

Aproveitando uma pequena folga vespertina pra comentar sobre o livro: "Ciranda de Pedra" de Lygia Fagundes Telles que acabo de ler =]

O primeiro romance de Lygia, datado de 1954, conta a história de Virgínia. Uma menina que morava com sua mãe [adúltera] e seu até então 'padrasto'. Enquanto isso, suas duas irmãs, Otávia e Bruna, moravam com seu 'pai' [ o marido traído].
Virgínia cresceu sendo aquela garotinha insegura, de unhas roídas e que olhava sempre para o chão com medo da reação de tudo e todos.
Durante todo o romance, Virgínia convive com a expectativa de ver Conrado [ vizinho de seu pai e irmãs], por quem nutre amor e admiração profundos. Considera sua vida medíocre e vê em suas irmãs e 'pai' o que sempre quis ser e ter.
As irmãs odiavam a mãe porque traiu o pai com o 'Tio Daniel', e sempre que Virgínia ia para a fazenda voltava com todo rancor e amargura do tio, que afinal de contas, tomara-a dos braços de seu pai. Ela sentia por ' Tio Daniel' um certo carinho, mas quando lembrava de que ele tinha separado sua família, voltava a sentir muita raiva do mesmo.
Virgínia se sentia assim: como que fora da ciranda, do grupo, da roda, da família.
Passa-se o tempo. E com ele, Virgínia descobre toda a verdade. Era filha do tio Daniel. Era fruto de uma união ilícita. Ele nunca lhe contara a verdade e nem sua mãe. A mãe, enferma durante todo o livro, logo morrera. O tio que tanto amava e cuidava da mãe, se suicida assim que dona Laura falece. Somente depois que 'tio' e mãe morrem é que ela descobre tudo.
A vida não foi fácil. Diferente das irmãs, marcada pela dor, pelo desprezo e pela agonia da solidão, Virgínia é um retrato da complexa identidade feminina.
Depois de um bom tempo longe da 'família', Virgínia retorna. Tudo agora é diferente. Suas irmãs estavam casadas [ bom lembrar que Otávia casou com o grande amor de sua vida, Conrado e Bruna com Afonso] e Letícia, irmã de Conrado, era a única solteira. Dessa vez tudo estava diferente. Virgínia por ter uma melhor aparência começa a ser bruscamente envolvida na ciranda...agora, Afonso (esposo de Bruna) a deseja, Rogério (amante de Bruna) também a convida pra sair...Conrado?Sempre muito discreto...nunca esboçou nenhum anseio ou desejo...e ele que ela tanto queria...ah, Letícia?!A irmã de Conrado?! Também se apaixonou por Virgínia e a protagonista experimenta participar da ciranda e acaba ficando frustrada porque o seu coração era de Conrado, o impotente.
O livro acaba com Virgínia decidindo por uma longa viagem. Uma viagem que dessa vez não teria volta. Ela, sozinha, decidiu esquecer todo o seu passado de dor. Não deseja mais ciranda, irmãs, jardins...lembrara-se sempre do que sua mãe dizia em seus momentos de alucinação: " um dia um besouro caiu de costas. E besouro que cai de costas não se levanta nunca mais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário